O indicador do milho do Cepea, calculado com base nos preços praticados em Campinas (SP), voltou a registrar nova máxima histórica. A cotação variou 0,54% em relação ao dia anterior e passou de R$ 88,59 para R$ 89,07 por saca. Dessa forma, no acumulado do ano, o indicador teve uma alta de 13,25%. Em 12 meses, os preços alcançaram 62,86% de valorização.

 

O levantamento do Instituto Rio Grandense do Arroz mostra que a colheita da safra 2020/2021 está evoluindo no RS. Foram colhidos 93.772 hectares, o que representa 9,92% dos 944.841 ha semeados no Estado. Os dados foram tabulados pela Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater), a partir de informações apuradas pelas equipes dos Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural da autarquia.

 

A Bolsa de Comércio de Rosário (BCR), na Argentina, indicou que 20% da safra de soja tardia plantada na província de Rosário e na região norte de Buenos Aires pode não ser colhida. Isso deve ocorrer, destaca a Consultoria AgResource Brasil, devido ao desempenho ruim no desenvolvimento da cultura.

 

A classificação dos grãos continua sendo um ponto bastante preocupante para a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) e para as 16 entidades estaduais ligadas a ela. O tema foi discutido em reunião com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e a Associação Nacional de Exportadores de Cereais (Anec).

 

Em Mato Grosso, a chuva não tem dado trégua e os transtornos e perdas por causa do excesso de umidade prejudicam o andamento da safra no estado. Para tentar diminuir os prejuízos, a Aprosoja busca alternativas junto ao governo do estado. Cerca de 67 municípios podem decretar estado de emergência ou calamidade nos próximos dias.

 

A projeção do USDA aposta em safra americana de 112,55 milhões de toneladas. Para o Brasil, a previsão é de uma produção de 134 milhões de toneladas, contra 133 milhões de fevereiro. A Argentina deverá produzir 47,5 milhões de toneladas. A previsão anterior era de 58 milhões de toneladas.

 

A situação do plantio do milho 2ª safra em Mato Grosso já é considerada arriscada. Cerca de 73% das áreas previstas para esta safra estavam implantadas, segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

 

O farelo de soja registra forte recuo na China pelo terceiro dia consecutivo, o que também pressiona o grão em Chicago.  Neste momento, pesa sobre o subproduto a preocupação de novos casos de peste suína africana na China, além da dispersão de outras doenças. Entre 2018 e 2019, quando a peste dizimou o rebanho suíno chinês, as importações de soja do país caíram na ordem de 12 milhões de toneladas. “Agora, os importadores estão ausentes de novas compras”, diz.

 

Até o final da semana a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) vai continuar influenciando áreas de instabilidade em boa parte do Brasil Central. Enquanto isso, a região Sul do Brasil deve ficar, pelo menos, uma semana sem chuvas expressivas.

 

A safra de grãos 2020/2021 deve atingir 272,3 milhões de toneladas ou 15,4 milhões de toneladas superior ao obtido em 2019/2020. Os dados fazem parte do 6º levantamento divulgado nesta quinta-feira, 11, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Já em relação à estimativa realizada no mês passado, houve um aumento de 4 milhões de toneladas, graças principalmente ao crescimento de 6,7% na área de plantio do milho segunda safra. A pesquisa de campo foi realizada na última semana de fevereiro.

 

O Conselho Nacional de Polícia Fazendária (Confaz) decide nesta sexta-feira, 12, se renova ou não o Convênio 100, que reduz a alíquota de ICMS cobrada sobre a comercialização de insumos agropecuários. Para isso, é necessário que todos os secretários de Fazenda votem a favor.

 

Quer ficar sempre em dia com as notícias do Brasil e do mundo? Confira o site da Atomic Agro: atomicagro.com.br

Fonte: Atomic Agro