Assustado com o choque do petróleo, que derrubou os preços do etanol, o produtor Fernando Escaroupa, 34 anos, decidiu reduzir sua exposição à cana. Com uma área plantada de 535 hectares, já destinou 60 hectares para renovação de cultura e decidiu pelo plantio de soja, uma prática cada vez mais comum no setor.

 

O dólar comercial operava em queda frente ao real na segunda-feira, 18, e caiu mais de 1,5% acompanhando o bom humor que prevalece no exterior, principalmente para as moedas de países emergentes. Além da valorização do preço do barril do petróleo, há uma percepção de melhora quanto a recuperação da economia global.

 

Em Goiás, depois de quase 15 dias de estiagem, voltou a chover na primeira quinzena de maio. No município de Jataí, sudoeste do estado, apesar dos poucos milímetros, a chuva trouxe alívio para as lavouras de milho segunda safra. “Acho que essa chuva veio em hora oportuna e amenizou, estávamos com o temor de termos alguma perda”, comentou Vitor Gaiardo, presidente do Sindicato Rural de Jataí. A projeção de produtividade feita pela entidade é positiva. “No geral, temos expectativa de média de 120 sacas de milho por hectare no município”, acrescentou.

 

O preço da ureia em dólar é o mais baixo dos últimos 16 anos, segundo apontou levantamento da consultoria norte-americana INTL FCStone. Além disso, a relação de troca com o milho safrinha 2020/2021 é favorável. De acordo com Marcelo Mello, consultor de fertilizantes da consultoria, o motivo de baixa nos preços está relacionado a demanda dos Estados Unidos que finalizou o que plantio de primavera, além do menor consumo mundial do insumo.

 

Mesmo em meio à redução na demanda por biocombustíveis, ocasionada pela pandemia do novo coronavírus, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projeta um aumento de 61,1% na produção de etanol à base de milho na safra 2020/2021. A estimativa é que a produção totalize 2,7 bilhões de litros, acima dos 1,7 bilhão de litros produzidos no ciclo anterior. Em seu último levantamento, reportado em maio, a Conab listou os cinco estados brasileiros que se destacam na produção desse tipo de biocombustível: Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Paraná e Rondônia. E a produção da região Centro-Oeste, representa cerca de 95% da oferta nacional.

 

Segundo apurou a pesquisa diária do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da USP), os preços da soja no mercado físico brasileiro fecharam com preços médios da soja nos portos do Brasil sobre rodas para exportação descendo 2,28% nos portos, para R$ 113,19/saca (contra R$ 115,83/saca do dia anterior). Com isto o ganho acumulado nos portos neste mês ficou em 9,28%.

 

Apesar da nova baixa do dólar frente ao real, os preços oscilaram entre estáveis e mais altos nesta quarta-feira, 10, de acordo com a consultoria Safras. A alta de Chicago e dos prêmios sustentaram as cotações e garantiram uma melhor movimentação. “Os produtores voltaram ao mercado, ainda que de forma pontual, temendo um recuo mais acentuado do dólar no curto prazo”, informa.

 

A colheita de café da safra brasileira 2020/2021 no Brasil atingiu 13% até a terça-feira, 19. De acordo com a consultoria Safras & Mercado, tomando por base a estimativa de produção de 68,1 milhões de sacas, já foram colhidas 9,17 milhões de sacas. A empresa ressalta que os trabalhos de campo estão atrasados em relação ao ano passado, quando 16% da safra estava colhida neste período. Os trabalhos também estão atrasados frente à média dos últimos 5 anos, que é de 15%.

 

Líderes de startups do agronegócio se reuniram em evento online e gratuito, no dia 19 de maio, para discutir as dores e desafios de produtores rurais e pecuaristas. Suas empresas estão crescendo em ritmo acelerado e ajudam os produtores agropecuários a resolverem problemas em seus negócios.

 

Pacífico Central começou a apresentar anomalias de temperaturas negativas nas últimas semanas, indicando que pode tanto se manter no modo neutro/frio ou desenvolver um La Niña com baixa intensidade. Molion destaca que as condições precisam continuar sendo avaliadas nas próximas quatro semanas para saber se o La Niña de fato deve acontecer esse ano. Vale lembrar que anteriormente, as previsões indicavam a atuação do fenômeno apenas em 2022.

 

O Rio Grande do Sul, Paraná e os estados que compõem o Bloco I do Plano Estratégico (PE) 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) Rondônia, Acre, 13 municípios do sul do Amazonas e cinco municípios do oeste de Mato Grosso) iniciaram o estudo soro epidemiológico para febre aftosa, etapa necessária para que possam pleitear à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) o reconhecimento como zonas livres de febre aftosa sem vacinação. O trabalho é coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e está previsto no plano estratégico.

 

Quer ficar sempre em dia com as notícias do Brasil e do mundo? Confira o site da Atomic Agro: atomicagro.com.br

Fonte: Atomic Agro