Bruno Matozo e Bruno Oliveira Castro, se reuniram em uma webinar, no dia 27 de maio, para um bate papo sobre Gestão, Planejamento e Sucessão no Agro, se você não teve oportunidade de ver, segue o link abaixo para você ver na íntegra.

Discutiram informações do agronegócio, gestão e planejamento do dia a dia do produtor rural. Segue abaixo algumas partes dos que eles comentaram!

Bruno Matozo, cofundador e CEO da startup Atomic Agro.

Bruno Oliveira Castro é Advogado de Cuiabá – MT, que atua no direito empresarial e professor de pós graduação.

 

 

 

Atomic Agro é basicamente um aplicativo para o produtor rural. Como o tema desta live foi de Gestão e Planejamento, sendo grande parte do trabalho que a empresa exerce e que tem foco no pequeno e médio produtor, os mesmos ainda fazem sua gestão e o planejamento de uma forma básica, no caderninho.

 

Com a ajuda do aplicativo da Atomic Agro, qualquer nível de melhoria operacional hoje com essa pandemia, pode impactar no resultado final da safra do produtor. Então, uma gestão melhor qualificada, uma gestão em um sistema para poder acompanhar seus dados no dia a dia, isso pode impactar no momento tão delicado em que a gente vive, literalmente no resultado dele!

 

Assim, a Atomic Agro vem para minimizar esse risco, levanto informações confiáveis de produtor para produtor, fazendo benchmarking e levando essa gestão no primeiro nível com uma gestão básica, tirando ele do caderninho.

 

Bruno Oliveira: “Estamos falando hoje do setor mais importante do Brasil quando a gente fala de cadeia econômica, de PIB e realmente de importância é inclusive, desde que a gente começou a atravessar as crises… até agora o agro vem se mantendo efetivamente como um setor mais promissor no país, representando praticamente quase ¼ do PIB brasileiro.”

 

Quando o agro vai mal, todos os outros segmentos direto ou indiretamente vão mal, porque representa nossa economia!

 

“O produtor rural assume um risco muito grande na exploração da atividade rural, porque ele está sujeito a fatores climáticos, ele está sujeito a eventuais pragas, ele está sujeito a inúmeras situações que não dependem e não estão no controle 100% dele. Então quanto melhor ele otimizar a gestão dele, maior performance ele vai ter!”

 

Bruno Oliveira: “Olhado o lado positivo da pandemia obviamente, porque não da para ver muita coisa positiva, quando a gente fala em pandemia, coronavírus, eu acho que nós avançamos do ponto de vista tecnológico, talvez uma década em 3 meses. E a gente vai ter aí uma atuação totalmente diferente de todos os players mercado, inclusive do produtor rural, ele vai precisar estar atento as startups, as plataformas de gestão, a Atomic Agro por exemplo, a forma como vocês trabalham tenho certeza que ele vai ter uma outra atuação, uma outra performance!”

 

Bruno Matozo: “Dentro da Atomic Agro, tínhamos no 1º trimestre uma curva de crescimento de novos produtores usuários baixando o aplicativo em média de 500 por mês. Quando estourou a pandemia, que realmente aconteceu o lockdown, em que revendas e cooperativas foram fechadas, fazendo com que o produtor não pudesse recebê-los na fazenda, o número de novos usuários da Atomic Agro aumentou 4 vezes. Naturalmente o produtor rural começou a procurar plataformas digitais que atendesse suas necessidades, buscando informações, aumentando assim também a curva de estudante e filhos de produtores rurais dentro do aplicativo”.

 

Bruno Matozo: “Você percebe que o produtor na hora do momento de escassez, de falar assim, olha eu não tenho mais o que fazer, ele vai procurar a plataforma digital… a dor veio, ele vai ter que correr atrás, eu não posso mais receber o meu agrônomo para fazer uma visita na minha fazenda, como que eu converso com ele, vou procurar um aplicativo, nossa eu não sei mexer em um aplicativo, vou chamar meu filho… aí como que é a curva, crescimento da Atomic  jovens de 22% de todo mundo que está baixando Atomic hoje no mês de abril e agora em maio, esse número a média de 22% são jovens estudantes e filhos de produtores.”

 

Bruno Matozo: “O produtor rural é o maior empreendedor deste país, ele sim é o maior empreendedor, porque o cara não tem dia, não tem hora, não pode errar, tem fatores macroeconômicos climáticos que interfere na decisão dele que ele não tem a mínima noção do que ele pode fazer, e mais, é o nosso guerreiro!”

 

Se você não tem o mínimo de gestão e planejamento, fica muito mais difícil de passar o bastão para teu sucessor!

 

Bruno Oliveira: “O negócio tem que funcionar como uma empresa efetivamente, que as vezes ele tem que trazer inclusive regras de governança, código de ética, código de conduta pro negócio dele, infelizmente não vai prosperar, não vai dar certo!”

 

Atomic Agro tem o propósito de ajudar o pequeno e médio produtor!

 

Uma das grandes preocupações hoje dos produtores é com a simetria da informação, é se ele compra fertilizante agora ou não, já que fertilizante é o um dos maiores custos na parte da produção da safra do produtor rural, de 30% a 35% vai sobre o custo com adubação do solo e a matéria prima é toda importada, lembrando que o dólar está em um patamar altíssimo! Então a Atomic Agro sempre tenta ajudar e direcionar o produtor em mostrar como estão os preços dos grãos futuros para que ele possa fazer a trava, para que ele possa fazer o bater. Tudo isso depende de uma boa gestão!

 

Bruno Oliveira Castro Advogado. Atua no Direito Empresarial com especialidade em Constituição de Holding´s Familiares, Direito Societário, Falência e Recuperação de Empresas, Professor, Palestrante e Parecerista, especialista em Direito Empresarial pela UFMT, Doutorando em Direito pela UMSA, com curso de extensão em Insolvência pelo Bankruptcy Program da California Western School of Law, San Diego, USA. Curso de Insolvência em Direito Comparado pela Università degli Studi di Roma Tor Vergata. Membro para produção e exposição de artigos do Grupo de Pesquisa em Falência e Recuperação de Empresas no Autumn School da Universidade Paris 1 – Panthéon/Sorbonne (França). Professor Visitante de Direito Empresarial em Curso de Extensão e Pós Graduação de Falência e Recuperação de Empresas da PUC/SP e FADISP/SP, Professor Convidado da Especialização de Direito Empresarial e Tributário do MACKENZIE/SP, da AASP ? Associação dos Advogados de São Paulo, da Escola da Magistratura do Mato Grosso, Paraná, Bahia e Ceará, Membro do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial – IBRADEMP, Membro Associado do Turnaround Management Association do Brasil – TMA Brasil, Membro Associado do International Association of Restructuring, Insolvency & amp; Bankruptcy Professionals (INSOL). Presidente da Escola Superior da Advocacia – ESAMT (Triênio 2012-2015). Presidente do Instituto Brasileiro de Administração Judicial – IBAJUD (2017-2018). Membro do Grupo de Trabalho do Senado Federal que trata da Reforma do Código Comercial Brasileiro (PLS 487/2013). Autor da Lei de Recuperação de Empresas e Falências interpretada artigo por artigo editora Booklaw e co autor do livro Temas De Direito da Insolvência ? Estudos Em Homenagem Ao Professor Manoel Justino Bezerra Filho, com o tema ?Recuperação Judicial do Produtor rural e a garantia da ordem econômica.

 

Bruno Matozo é sócio e cofundador da Startup Atomic Agro e cofundador e sócio-diretor do Grupo Vexi, uma empresa líder em consultoria Ag que presta serviços a empresas de agroquímicos, como Bayer, UPL, Syngenta, Monsanto, Ihara. Especialista com mais de 15 anos dedicados à pesquisa de mercado, Bruno construiu um extenso banco de dados, pesquisando mais de 40.000 agricultores brasileiros. Bruno Matozo tem especialização em Mercado de Capitais, Administração de Investimentos Financeiros pela Universidade de Barcelona, na Espanha.

 

Agradecemos a participação de todos e fiquem  ligados nas próximas webinar! Quer saber mais e ficar por dentro das notícias do agronegócio do Brasil e do mundo? Confira o site da Atomic Agro: atomicagro.com.br

Fonte: Atomic Agro