As exportações brasileiras de soja em grão registraram queda em junho. O Brasil exportou 9,07 milhões de toneladas, recuando em 11,1% as vendas externas registradas em maio.

A China foi a principal importadora da soja brasileira, tendo adquirido um volume de 7,16 milhões de toneladas. Em seguida destacaram-se a Espanha e Irã que importaram 341,9 mil toneladas e 260,7 mil toneladas respectivamente.

Se por um lado o país registrou queda no volume exportado, por outro lado, o preço da soja embarcada aumentou. O preço médio negociado no 6º mês do ano foi de US$ 342,3/tonelada ante US$ 341,6/tonelada negociada em maio.

No acumulado do ano (janeiro a junho), as vendas externas de soja do Brasil somaram 44,5 milhões de toneladas, o que representa queda de 3,8% frente ao total exportado no mesmo período de 2018.

Assim como as exportações, as importações também registram queda no mês passado, totalizando 10 mil toneladas.

As exportações de farelo de soja também registraram queda no mês de junho. O país exportou 1,53 milhão de toneladas recuando em 5,2% o total exportado sobre maio.

As exportações de óleo de soja degomado também registraram recuo. O Brasil exportou em abril 140,2 mil toneladas, o que representou um decréscimo de 31,3% frente ao total exportado no mês anterior a este analisado.