Os embarques de grãos do Brasil continuam acontecendo normalmente e ainda não são impactados pelas questões ligadas ao coronavírus. No caso da da soja, inclusive, o lineup brasileiro, até meados de abril, já se mostra quase 40% maior do que no mesmo período do ano passado, segundo números levantados pela ARC Mercosul.

 

Os compromissos de vendas são de 24,9 milhões de toneladas para o período, considerando navios que já embarcaram, que estão embarcando ou aguardando e mais os que estão chegando, como explica o analista de mercado da consultoria, Cristiano Palavro, em entrevista ao Notícias Agrícolas. E isso é um recorde para o país no período em questão.

 

E isso acontece, como explica o analista, “porque os chineses estão comprando agressivamente a soja brasileira, porque os produtores realizaram bons negócios, aquecendo as vendas neste começo de 2020”, diz. “Até mesmo embarques para agosto foram negociados na semana passada”, completa.

 

Somente nas primeiras semanas de março, o Brasil embarcou 4,29 milhões de toneladas de soja em grão, de acordo com números da Secex (Secretaria de Comércio Exterior) divulgados na última segunda-feira (16). E a expectativa é de que esse total, no final do mês, passe de 10 milhões de toneladas, dado o bom ritmo dos embarques nacionais.

 

Em todo o ano, foram embarcadas já 10.897,3 milhões de toneladas, contra o mesmo período de 2019, de 9,3 milhões. “O complexo soja já trouxe quase US$ 1,7 bilhão em divisas e segue em disparada como melhor produto na pauta de exportação”, diz Vlamir Brandalizze, consultor de mercado da Brandalizze Consulting.

Fonte: Notícias Agrícolas