Resumo da Semana
Os modelos climáticos europeu e norte-americano (GFS) indicam mudança na previsão do tempo, com a expectativa de retorno de um centro de alta pressão no leste do Brasil, destaca a Consultoria AgResource Brasil. Essa reversão na expectativa do clima para as regiões produtoras ameaça diretamente a produção de milho de segunda safra.
Com o cancelamento de feiras agropecuárias presenciais também em 2021, o Banco do Brasil (BB) deu início ao Circuito Virtual Agro de 2021. Pela plataforma online Broto, o banco oferecerá a clientes condições especiais de financiamento de maquinário, contratação de seguros e consórcios, que seriam levadas às feiras presenciais, suspensas em decorrência da pandemia de covid-19.
O governo de Santa Catarina solicitou o incremento nos estoques públicos de milho. Oferta de internet e de energia elétrica de melhor qualidade para o meio rural também foram assuntos discutidos na reunião. O governador classificou as pautas como extremamente relevantes para o desenvolvimento do agronegócio no estado e a qualidade de vida do produtor rural e reforçou o pedido de parceria com o Ministério da Agricultura para os encaminhamentos com relação à oferta de milho.
Os preços de café seguem pressionados devido à preocupação com a demanda que voltou a sondar o mercado neste início de semana. “A preocupação de que os bloqueios prolongados na Europa possam reduzir a demanda por café. O governo alemão estendeu na segunda-feira o bloqueio da Covid por um mês, até 18 de abril, enquanto a Alemanha, a maior economia da Europa, luta para conter a pandemia”, afirmou o site internacional Barchart na última análise.
De acordo com o Rabobank, os preços dos fertilizantes nitrogenados e fosfatados devem recuar no segundo trimestre. O movimento pode ocorrer com a “redução da demanda no hemisfério norte e maior disponibilidade de exportação dos produtores”. Segundo a instituição financeira especializada em agronegócio, por outro lado os preços das commodities ainda podem oscilar bastante com as previsões de clima nos EUA e na Europa.
Os Traders de soja e açúcar lutam por espaço no maior porto da América Latina (Santos), correndo para garantir espaços de carregamento à medida que a safra de soja brasileira é mais lenta em 10 anos empurra a janela de exportação de grãos para dentro da janela do açúcar.
O plantio da segunda safra de milho no Paraná atingiu 88% da área prevista no estado. Na semana passada, a semeadura tinha chegado a 72%. Apesar do avanço, os trabalhos seguem atrasados na comparação com o ano passado e devem prejudicar o desempenho das lavouras.
A colheita brasileira de soja da safra 20/21 teve outra semana de forte avanço no período encerrado no último dia 19 de Março, “finalmente emparelhando com a normalidade”, de acordo com levantamento divulgado pela Consultoria DATAGRO. Na média nacional, apontam os números da agência, o Brasil chegou a 65,1 por cento da área colhida.
O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Paraná, revisou para baixo as previsões de produção no Estado de soja e milho de primeira e segunda safras em 2020/21. Também divulgou a primeira projeção para a safra de trigo no Paraná. A expectativa em relação à colheita de soja é de 20,088 milhões de toneladas, ante 20,341 milhões de toneladas apontadas no mês passado. O Deral aumentou de 5,577 milhões para 5,581 milhões de hectares a perspectiva de área, mas reduziu a expectativa de produtividade, de 3.647 quilos para 3.599 quilos por hectare. A comercialização atingiu 53%, ante 45% em fevereiro.
Na segunda-feira passada, 15, o preço do milho no indicador Cepea atingiu a máxima histórica de R$ 93,85 em Campinas. No acumulado do ano, o indicador já registra crescimento de 19,33%. Em 12 meses, os preços tiveram valorização de 61,91%.
Quer ficar sempre em dia com as notícias do Brasil e do mundo? Confira o site da Atomic Agro: atomicagro.com.br
Fonte: Atomic Agro