Resumo da Semana
Por conta da pandemia do novo coronavírus, a participação da China nas exportações do Brasil em 2020 cresceu 4 pontos percentuais em relação ao ano anterior e chegou ao recorde de 32,3%. Até então, o país asiático vinha avançando, mas com aumentos mais modestos. De 2018 para 2019, por exemplo, essa fatia das vendas brasileiras ao exterior avançou pouco mais de 1 ponto percentual.
O setor rural em Mato Grosso do Sul teve aprovados, 12, 93 financiamentos por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), num valor total de R$ 231,57 milhões, informou em nota a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro). Mais 12 cartas-consulta, num aporte de R$ 108 milhões, foram aprovadas para o setor empresarial.
A liberação de áreas de conservação neste ano deve expandir a agricultura dos Estados Unidos, mas os cerca de dois milhões de hectares liberados serão divididos entre diversas culturas. Os preços em fevereiro devem ser determinantes para saber o tamanho da fatia que a soja pegará, já que os produtores vão fazer as contas e comparar os valores dos bushels de milho e soja. “O cenário está convergindo mais para a área da soja, porque o milho caiu. Essa briga vai se intensificando e deve ser transmitida no relatório de março”, diz.
O milho no Paraná preocupa os produtores. Teve atraso da chuva no plantio da safra verão e agora, o clima úmido atrapalha a colheita da soja e por consequência atrasa ainda mais o plantio do milho segunda safra. Além disso, quem plantou safra verão está tendo problemas com a cigarrinha.
Uma tempestade de inverno levou neve e queda forte de temperatura para alguns estados americanos, inclusive áreas do cinturão agrícola do país. A ocorrência chamou a atenção, porque atingiu regiões onde, geralmente, os termômetros ficam mais elevados, mesmo no inverno. Kansas e Ohio, estados produtores de milho, soja e trigo foram atingidos pela nevasca que deixou a temperatura mais de 20º C abaixo de zero.
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) reconhece a legitimidade de ato programado por produtores rurais para o dia 17 de fevereiro, na cidade de São Paulo, pois respeita o direito democrático à livre manifestação.
Os produtores de soja do Paraná que estão tendo a produção comprometida em função do abortamento da vagem da soja já podem acionar o seguro contratado para cobrir os prejuízos. O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná) publicou nota técnica na terça-feira, 16, que deve ser apresentada para solicitar a cobertura. Técnicos relatam que há casos de perda total da colheita.
O começo da safra de soja 2020/2021 no Brasil, em relação à ferrugem asiática, foi tranquilo, já que o clima não colaborava para que a doença avançasse muito. Pois, nos primeiros 15 dias de janeiro, essa história mudou e os casos registrados explodiram em quase todos os estados, fazendo com que o país atingisse, até agora, o maior número de casos da doença das últimas cinco safras.
Apesar de um avanço “um pouco melhor” no período da semana encerrada em 12 de fevereiro, a colheita brasileira de soja safra 2020/21 continua ainda abaixo da normalidade, resultando em “forte atraso para o padrão”, aponta levantamento realizado pela Consultoria DATAGRO.
Produtores de milho do Sul do país estimam quebra de mais de 50% na produtividade da safra verão 2020/21. O dano foi causado pelo ataque da cigarrinha, que afetou vários estados da região.
Quer ficar sempre em dia com as notícias do Brasil e do mundo? Confira o site da Atomic Agro: atomicagro.com.br
Fonte: Atomic Agro