O Instituto Agronômico da Secretaria de Agricultura de São Paulo (IAC) conseguiu uma patente para um gene de plantas transgênicas de café. A tecnologia pode ser aplicada em pesquisas no melhoramento genético de qualquer espécie. No café, essa descoberta pode reduzir pela metade o tempo de desenvolvimento de uma nova cultivar e torna a planta resistente ao bicho-mineiro.

 

Depois de subirem com força nas últimas semanas, os preços internos da soja recuaram nos últimos dias, pressionados especialmente pelo retorno das chuvas em regiões produtoras do Brasil, o que pode melhorar a situação das lavouras.

 

O tempo seco em áreas produtoras, manutenção das compras da China para engordar o rebanho de suínos e o elevado consumo de pães e massas em casa estão puxando os preços dos grãos norte-americanos. Os futuros de soja, milho e trigo de inverno vermelho duro – do tipo utilizado para fazer pão – já subiram cerca de um terço desde que a escalada teve início, em 10 de agosto.

 

A pedido da FAEP, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) adotou uma medida para garantir o acesso a financiamentos de custeio do milho segunda safra aos produtores rurais paranaenses. A contratação desse tipo de crédito estava ameaçada depois das mudanças feitas pela pasta no Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), em setembro de 2020. As alterações envolviam o cronograma das safras, e causavam sobreposição no período de colheita da soja (safra de verão) e do plantio do cereal na safrinha. Na prática, os produtores não vão precisar mudar suas rotinas.

 

O preparo do solo para o plantio é um dos principais fatores entre uma lavoura produtiva por mais tempo e outra, que perde os seus índices de produtividade no decorrer do tempo. Assim, é importante fazer um bom preparo, pois isto impactará durante a produção da lavoura e ao final da safra.

 

Os Estados Unidos já comercializaram quase 90% da safra de soja, segundo dados divulgados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Segundo analistas, existe o risco dos estoques reduzirem drasticamente e com isso, a possibilidade dos americanos importarem soja brasileira.

 

O climatologista Luiz Carlos Molion explicou as atuais condições do tempo no Brasil. Produtores rurais vêm enfrentando irregularidades de chuvas nos últimos meses, sobretudo na parte mais baixa do país onde os volumes são ainda mais baixos. De acordo com o especialista, apesar de vários modelos indicarem a atuação de um La Niña, vários fatores essenciais para essa caracterização ainda não se confirmaram.

 

As principais áreas produtoras de soja na Argentina voltam a registrar falta de umidade no solo para dar continuidade aos trabalhos de campo da nova safra. As últimas chuvas consideráveis foram registradas, de acordo com informações do portal local Infocampo, no final de outubro, e desde então não chegam ao país de forma bem distribuída e com bons volumes. Paralelamente, as temperaturas continuam subindo.

 

De acordo com projeções da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química), até o final do ano o Brasil deverá registrar um recorde em volume importado de químicos, chegando a praticamente 50,4 milhões de toneladas. Esse resultado aumento de 5,8% na comparação com o ano passado. O Brasil vai ainda exportar 14,3 milhões de toneladas, aumento de 2,8%.

Grosso do Sul e avança sobre as áreas de cana e pastagens degradadas. A estimativa é de um incremento de 7% em relação à safra passada. Mas a falta de chuvas tem trazido preocupações, principalmente com pragas.

 

Com a valorização do grão, demanda firme e escassez de produto a primeira safra no estado do Mato Grosso deve ter aumento de cultivo e a companhia aposta em avanço para novas áreas, inclusive em regiões arenosas, com uso de cultivares adaptadas.

 

Dois navios com uma carga de quase 20 mil toneladas de arroz em casca importado da Guiana foram retidos no porto de Imbituba (SC), após a Vigilância do Trânsito Agropecuário Internacional (Vigiagro), do Ministério da Agricultura detectar a presença de insetos vivos nas duas embarcações.

 

Quer ficar sempre em dia com as notícias do Brasil e do mundo? Confira o site da Atomic Agro: atomicagro.com.br

Fonte: Atomic Agro