Resumo da Semana
Toda semana o Projeto Soja Brasil trará uma atualização sobre o andamento do plantio da soja em todo o país. Até a semana terminada no dia 30 de outubro, o plantio total do Brasil chegou a 35% da área estimada em 38,3 milhões de hectares de soja em 2020/2021 (Safras & Mercado). No mesmo período do ano passado, a semeadura estava na casa dos 43,5% e a média normal para o momento é de 38,9%.
Os preços do milho do mercado interno estão atingindo um ponto de equilíbrio, 18,57% mais alto do que antes das importações. Na visão dos analistas de mercado, os valores do cereal nacional “deverão se manter elevados até janeiro e fevereiro próximos”.
A temporada brasileira 2020/21 avança com preços médios da soja operando em níveis recordes reais em algumas praças. Considerando-se a média das regiões acompanhadas pelo Cepea, de outubro/19 para outubro/20, o valor da soja pago ao produtor (balcão) subiu 88% e o de negócios entre empresas (lote), 94%, em termos nominais.
A Fundação Procafé divulgou seu relatório mensal sobre o comportamento do mercado em outubro. Como fatores de sustentação aos preços, a companhia indica que os players e analistas do mercado ainda não perceberam o atual e caótico cenário das lavouras de café arábica no Brasil, que terá como reflexo uma safra 2021 inferior à que já se aguarda em função da bienalidade da cultura.
O mercado brasileiro de soja voltou do feriado marcado por praticamente nenhum negócio e preços regionalizados e nominais. O produtor segue concentrado no plantio, que vem mostrando boa evolução.
Levantamento do Instituto Rio Grandense do Arroz aponta que a área semeada no Rio Grande do Sul alcançou nesta semana 70,37% do previsto. Foram registrados 682.063 hectares semeados de um total estimado de 969.192 ha no RS. Os números foram levantados pelas equipes dos Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural do Irga (Nates) junto aos produtores das seis regionais.
O mercado brasileiro de milho segue com preços firmes. Segundo o consultor de Safras & Mercado, Paulo Molinari, apesar de alguma acomodação nas cotações nos portos, com o dólar em baixa, os valores seguiram bem sustentados no interior, com oferta restrita.
No mercado da CFR China, compradores e vendedores estavam em grande parte focados no resultado iminente da eleição presidencial dos Estados Unidos e estavam revisando propostas e ofertas. De acordo com a TF Agroeconômica, os trituradores chineses consultaram preços da soja brasileira para embarques entre maio e agosto do próximo ano.
Embora não estejam sendo capazes de afetar o ritmo de contratações de crédito rural, que cresceram 21% nos quatro primeiros meses desta safra 2020/21 (julho a outubro) e somaram R$ 92,6 bilhões, as “vendas casadas” propostas pelos bancos nas operações continuam a contrariar produtores rurais e o Ministério da Agricultura. A Pasta quer endurecer as penas contra o crime, sobretudo nos casos que envolvem recursos subsidiados, e agora propõe inclusive a prisão dos administradores das instituições financeiras responsáveis.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) suspendeu os pedidos de financiamento de mais uma linha de crédito do Plano Safra 2020/2021.
Desta vez, foi o Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA) que teve os protocolos suspensos, “em razão do nível de comprometimento dos recursos disponíveis”, conforme circular divulgada nesta quarta-feira, 4, no site do banco de fomento.
Quer ficar sempre em dia com as notícias do Brasil e do mundo? Confira o site da Atomic Agro: atomicagro.com.br
Fonte: Canal Rural