Mercado na semana: Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou essa semana a 1ª estimativa de área plantada norte-americana na safra 20/21. Para soja, espera-se um crescimento de 10,2% sobre a área plantada na campanha 19/20, contabilizando um total de 33,9 milhões de hectares. Caso o desenvolvimento da safra transcorra dentro da normalidade, os preços do grão poderão recuar tanto nos Estados Unidos quando no Brasil, já que a oferta do produto será maior.

 

A China, o maior importador mundial de soja, trouxe ao todo 8,86 milhões de toneladas de soja brasileira no mês passado, o maior volume desde maio de 2018 e 41% a mais do que as 6,3 milhões de toneladas vistas no mesmo período de 2019, mostraram dados da Administração Geral das Alfândegas.

 

Os mercados mundiais permanecem com as atenções centralizadas na evolução da pandemia do novo coronavírus ao redor do mundo e seus efeitos econômicos e sociais, segundo a consultoria Safras. Na soja, os players acompanham também a relação política e comercial entre Estados Unidos e China, além do clima para o desenvolvimento da nova safra norte-americana.

 

A oferta de cebola ainda estava limitada nas regiões brasileiras, e as cotações permaneceram em patamares elevados em todo o País.

 

A demanda por óleo de soja voltou a crescer, especialmente para a produção de biodiesel, de acordo com pesquisas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Vale lembrar que, nos últimos meses, indústrias de biodiesel vinham enfrentando dificuldades nas vendas, cenário que limitou o consumo de óleo de soja.

 

Produtores de arroz da região de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, tiveram bons resultados de produtividade para a safra que acaba de ser colhida. Com uma média de 191 sacas por hectare, o desempenho da safra 2019/2020 foi melhor em relação ao da safra anterior, quando os rizicultores tiveram sérios prejuízos em razão do excesso de chuva.

 

A consultoria Safras reportou sinalizações de compradores de até R$ 120 por saca de soja nos portos e volume expressivo de pelo menos 300 mil toneladas comercializadas ao longo do dia no país. De acordo com o Estadão Conteúdo, o aumento da estimativa de área plantada no relatório do USDA ficou abaixo do esperado pelo mercado.

 

As vendas de arroz em casca às indústrias beneficiadoras no Rio Grande do Sul se enfraqueceram na última semana de junho. Esse cenário se deve à ocorrência de chuvas, que dificulta o transporte das propriedades para os engenhos, e também à baixa necessidade de caixa por parte de produtores.

 

A colheita da safra de inverno de milho no Centro-Sul do Brasil atingiu 17,8% da área esperada na semana encerrada em 26 de junho, segundo estimativa da Consultoria DATAGRO. Os trabalhos ganharam ritmo nos últimos dias acompanhando clima predominantemente seco na maior parte das regiões produtoras do cereal.

 

Começou nesta quarta-feira (1º) e vai até 15 de setembro o período do vazio sanitário da soja em todo o estado. Durante o período de 77 dias, não é permitido semear ou manter plantas vivas da cultura nas lavouras mineiras.

 

Quer ficar sempre em dia com as notícias do Brasil e do mundo? Confira o site da Atomic Agro: atomicagro.com.br

Fonte: Atomic Agro