Resumo da Semana
Mercado na semana: com os efeitos negativos da pandemia no Brasil, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deve encolher pelo menos 7% este ano, enquanto a agricultura pode crescer até 3%. A agricultura brasileira superou obstáculos logísticos iniciais e elevou as exportações de algumas commodities a níveis recorde em meio à pandemia, o que também ajudou a manter os preços em níveis mais altos.
A semana começou com o tempo firme predominando em boa parte das áreas agrícolas do país.
Cerca de 2.700 toneladas de sementes de soja para comercialização, provenientes de campos de produção de sementes não inscritos junto ao Ministério da Agricultura, foram apreendidas durante ação de fiscalização em empresa produtora de sementes no município de Campo Verde (MT).
A intensificação da colheita de cebola no Triângulo Mineiro, Vale do São Francisco (BA/PE) e Irecê (BA) e início das atividades em Cristalina (GO) elevaram a oferta nacional e os preços caíram em todo o País.
A colheita do milho segunda safra está no início no sudoeste goiano e diante do avanço do novo coronavírus, agricultores reforçam cuidados no campo. Para evitar que a Covid-19 chegue ao campo em época de maior movimentação nas fazendas, os produtores decidiram restringir em parte a visita de consultores de venda nas lavouras.
Na terça-feira, 16, aconteceu a Abertura Nacional da Colheita do Milho em Nova Mutum (MT), e o Glauber Silveira, diretor da Abramilho conversou com Gutemberg Silveira, presidente da Aprosmat, que comentaram sobre a cerimônia, além da importância do milho para o produtor e para o país.
No Brasil o foco se volta para o dólar mais uma vez, já que a moeda americana voltou a superar os R$ 5,00 e trouxe algum incremento para os preços da soja nacional. Todavia, os negócios seguem em ritmo fraco diante de elevados percentuais de comercialização tanto da safra atual, quanto da safra nova.
A política ainda conturbada e expectativas por mais cortes na taxa Selic também pressionava negativamente o real durante o pregão.
Medidas prevenção que estão sendo adotadas pelo governo chinês para combater o ressurgimento da codiv-19 em Pequim poderão afetar as exportações brasileiras de carnes, segundo relato enviado ao Itamaraty pela embaixada do Brasil no país asiático, apurou o Valor.
Os custos de produção da soja não param de subir em Mato Grosso, acompanhando a escalada do dólar. Isso porque boa parte dos itens de maior peso nessa conta, os insumos, são importados e, portanto, elevam a conta. Dentre eles, os fertilizantes e defensivos são os maiores vilões.
O fundo de private equity IG4 fechou acordo com a CGG Trading e os bancos para reestruturar e converter dívida em equity e assumir o controle da fatia da CLI no Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram).
Quer ficar sempre em dia com as notícias do Brasil e do mundo? Confira o site da Atomic Agro: atomicagro.com.br
Fonte: Atomic Agro