O risco de que as operações nos portos brasileiros sejam prejudicadas por medidas de combate à covid-19 está no radar do mercado, destaca o Rabobank. Em relação às importações de insumos, levantamento do banco aponta que qualquer impedimento ou restrição no funcionamento de portos deve atrasar as compras de fertilizantes, aumentar os custos na operação e até mesmo resultar na falta de oferta do produto em várias regiões do interior.

 

A colheita de soja da safra 2019/20 na Argentina atingiu 93,3% da área plantada no país, informou a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, em relatório semanal. Os trabalhos avançaram 5,9 pontos porcentuais na semana e estão 8,3 pontos porcentuais adiantados ante igual período do ano passado – o maior ritmo das últimas nove temporadas. “O clima seco e temperado impulsionou a agilidade dos trabalhos de campo e, apesar do quadro complicado da pandemia, eles avançam quase ininterruptamente em toda a área agrícola nacional”, disse a bolsa.

 

A massa de ar polar que atua no Centro-Sul do Brasil causou geadas fracas em áreas de milho, feijão, cana e hortaliças no dia 26 de maio. De acordo com a Somar Meteorologia, Palotina (PR), importante produtor de milho, registrou temperatura mínima de 3,3 ºC.

 

O mercado brasileiro de soja teve mais um dia de negócios pontuais e preços mistos, na maior parte das praças cotações apenas nominais. O dólar se recuperou frente ao real, mas Chicago caiu forte na maior parte do dia. Se recuperando apenas na parte final, mas ainda assim encerrado com perdas.

 

As importações de soja da China pelo Brasil cresceram 2,6% em abril em relação ao mesmo período do ano passado, segundo mostram dados da Administração Geral da Alfândega da nação asiática. O volume importado foi de 5,939 milhões de toneladas, somente de produto brasileiro e é quase o triplo do número de março, quando foram recebidas 2,099 milhões de toneladas. Ainda segundo os números da alfândega chinesa, as importações de soja do país teriam apresentado uma queda no mês de 12%, para somarem 6,71 milhões de toneladas. Assim, já podiam ser registradas ainda baixas nos estoques de farelo e soja em grão na nação asiática.

 

O milho que é utilizado na alimentação humana, alimentação animal e na produção de energia, é o segundo mais colhido no país, depois da soja. Na safra 2019/20, a perspectiva é que sejam colhidas 102,336 milhões de toneladas do cereal, de acordo com levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O volume representa uma alta de 2,3% em relação à temporada anterior, de 100,042 milhões de toneladas.

 

Alagoas deve encerrar 2020 com um crescimento de 10,6% na safra de cereais, leguminosas e oleaginosas. A estimativa é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE –, que prevê uma produção de 106,04 mil toneladas no estado. Os dados mostram que a produção alagoana cresceu 4,1% entre março e abril. A área plantada é 74,8%, maior, se comparada ao mesmo período do ano passado.

 

O preço médio de comercialização do café arábica atingiu o mais alto patamar dos últimos 10 anos. É o que mostra o levantamento INTL FCStone. Segundo a consultoria, o valor médio de venda em maio, considerando até o fechamento de terça-feira, 26, registrou alta de 38% na década, sendo cotado a R$ 580.

 

O indicador IMEA do milho disponível em Mato Grosso fechou a semana anterior em queda de 3,47% na média semanal, cotado a R$ 37,74/saca, após divulgação de início nas colheitas e desvalorização do dólar. A análise foi divulgada, esta tarde, pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária.

 

Bruno Matozo e Bruno Oliveira Castro, se reuniram em uma webinar, no dia 27 de maio, para um bate papo sobre Gestão, Planejamento e Sucessão no Agro. 

 

O mercado brasileiro de soja teve mais um dia de negócios pontuais e preços mistos, na maior parte das praças cotações apenas nominais. O dólar se recuperou frente ao real, mas Chicago caiu forte na maior parte do dia. Se recuperando apenas na parte final, mas ainda assim encerrado com perdas.

 

Quer ficar sempre em dia com as notícias do Brasil e do mundo? Confira o site da Atomic Agro: atomicagro.com.br

Fonte: Atomic Agro