No #ResumoDaSemana, a Atomic Agro te deixa por dentro dos acontecimentos mais importantes dessa semana.

 

A semana começou com a mediana das projeções do PIB em 2020 voltando a cair, indo de 2,10% para 2,07%, na pesquisa semanal Focus, do Banco Central, divulgada na segunda-feira.

 

Além disso, a bancada ruralista intensificou as articulações para dar novo impulso a uma proposta que provoca divisões no próprio setor do agronegócio: a regulamentação da venda de terras para estrangeiros. Embora a equipe econômica tenha uma orientação liberal, na campanha eleitoral o próprio presidente Jair Bolsonaro disse ser contrário à venda de terras para estrangeiros. Suas críticas se dirigiam principalmente à China. Agora, no entanto, entidades do segmento agropecuário estimam que a abertura desse mercado possa gerar investimentos de R$ 50 bilhões por ano.

 

Na segunda também, foi publicada no Diário Oficial da União a instrução normativa nº 25 que estabelece quatro novas especificações de referência para produtos fitossanitários com uso aprovado para agricultura orgânica. Com a publicação, o país alcança o número de 40 especificações de referência para os fitossanitários autorizados. O Ministério da Agricultura (Mapa) analisa ainda cerca de 200 processos de solicitação para estabelecimento de novas especificações de referência.

 

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 10, por 319 votos a 101, o regime de urgência para a proposta que suspende o aumento da cota de importação de etanol de 600 milhões de litros por ano para 750 milhões de litros anuais sem a incidência de tributos.

 

Mais um capítulo da Guerra Comercial, a China anunciou seu primeiro lote de isenções tarifárias para 16 tipos de produtos dos Estados Unidos, dias antes de uma reunião planejada entre negociadores comerciais dos dois países para tentar diminuir a escalada de suas tarifas.

 

No Mato Grosso, as queimadas e a seca colocaram o estado em situação de emergência. A estiagem que já dura mais de 4 meses em alguns municípios. A baixíssima umidade relativa do ar, oscilando entre 7% e 20% em várias cidades. O número alarmante de queimadas em agosto, com registro de 8.030 focos de calor, 230% acima do registrado no mesmo mês do ano passado. Decreto publicado pelo Governo do estado tem validade de 60 dias e pode ser prorrogado.

 

Em seu último relatório sobre a safra 2018/19, a Conab confirmou mais uma colheita recorde de grãos no país puxada pelo milho. A safrinha de milho foi calculada em 73,8 milhões de toneladas, a maior da história. No que diz respeito à soja, carro-chefe do agronegócio nacional, a estimativa foi de produção em 115 milhões de toneladas. Somados todos os grãos e fibras, a estimativa é que o Brasil tenha produzido 242,14 milhões de toneladas em 2018/19, 6,4% mais que no ciclo anterior.

 

O projeto de lei 7779 de 2017, que altera o Código Penal para criminalizar a transmissão irregular de lotes da reforma agrária, está tramitando na Câmara dos Deputados. O texto acrescenta um dispositivo ao artigo que trata de estelionato. Segundo o projeto, quem permutar, transmitir ou adquirir, de forma gratuita ou onerosa, irregularmente, imóvel destinado à reforma agrária estará sujeito à pena de reclusão de um a cinco anos e multa.

 

E por fim, o vazio sanitário da soja em Mato Grosso do Sul termina no dia 15 de setembro e o já agricultor está autorizado a começar o plantio da safra 2019/2020. Vale ressaltar, no entanto que os sojicultores do estado já podem fazer o cadastramento de sua área de soja perante o Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro).

 

Esses foram os principais acontecimentos noticiados pela Atomic Agro. Não deixe de acompanhar também o aplicativo para ficar por dentro de tudo!