No #ResumoDaSemana, a Atomic Agro te deixa por dentro dos acontecimentos mais importantes dessa semana.

 

Começando a semana com notícias sobre o milho, sendo que o volume embarcado no mês em questão recuou em 12,0% em relação ao total exportado em setembro deste ano. Por outro lado, superou em 91,9% em relação ao mesmo período de 2018.

 

O governo dos Estados Unidos anunciou um plano para impulsionar a demanda por etanol. A Agência de Proteção Ambiental (EPA) quer garantir que mais de 56,8 bilhões de litros de combustíveis renováveis convencionais como etanol de milho sejam misturados à gasolina a partir de 2020.

 

Teve queda nas exportações brasileiras de soja em grão. Elas totalizaram no mês de setembro 4,45 milhões de toneladas de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX). O volume exportado em setembro foi 12,2% inferior em relação ao total exportado em agosto e foi 3,1% inferior frente ao mesmo período do ano passado.

 

Teve notícia boa na questão de investimentos em tecnologia para o agronegócio. O potencial brasileiro para a agricultura — com mais de 70 bilhões de reais, representa quase 15% do Produto Interno Bruto — reflete-se no número de startups voltadas a trazer mais tecnologia a um mercado tradicional. Já são mais de 300 agtechs e negócios escaláveis e inovadores continuam surgindo e captando investimentos. É o caso da ARPAC, uma startup que usa drones para trazer precisão à pulverização agrícola. O negócio divulgou com exclusividade à EXAME a captação de um aporte de 1,3 milhão de reais. 

 

Falta de chuvas, soja desuniforme e diminuição da janela da segunda safra são algumas das situações enfrentadas por agricultores neste início de safra. Com isso, os produtores rurais do Paraná já se preparam para fazer o replantio da safra de soja. Para a Aprosoja-PR, o agricultor só deve voltar para o campo quando a previsão do tempo indicar precipitações de no mínimo 40 milímetros e espaçadas em um determinado período de tempo.

 

Devido a esses problemas, o pesquisador da Embrapa, Amelio Dall’Agnol, aconselha que o produtor precisa avaliar a situação direito antes de colocar as plantadeiras em campo novamente. Em alguns casos, se o solo estiver seco, a semente está aguardando um pouco de água para germinar. Outra dica é fazer as contas para ver se compensa mesmo gastar o dobro de recursos para replantar. O pesquisador ainda ressalta que os produtores que não investiram em sementes com alta qualidade e bom vigor tendem a ter mais problemas.

 

A simplificação das regras para abrir e fechar empresas, a inflação sob controle e uma melhora na eficiência do mercado de trabalho fizeram com que o Brasil subisse, neste ano, uma posição no ranking global de competitividade elaborado pelo Fórum Econômico Mundial. O país ficou em 71º lugar, com uma nota de 60,9 pontos, em uma escala que vai de 0 a 100.

 

As vendas internas de tratores de rodas, usados na produção agrícola, estão 11,5% menores no acumulado do ano, de janeiro a setembro, na comparação com igual intervalo do ano passado. No total, 25.496 veículos do tipo foram vendidos no Brasil no período. Os dados foram divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

 

Há anos fala-se que a produção brasileira de soja superará a safra dos Estados Unidos e se tornará a maior do mundo. De fato, por pouco isso ainda não aconteceu. Mas na temporada 2019/2020 isso deve acontecer de verdade, seja pela forte quebra da safra norte-americana, ou pelas condições mais favoráveis de clima apresentadas no Brasil. A colheita brasileira pode chegar a 120 milhões de toneladas, superando as 97 milhões de toneladas dos Estados Unidos, se tornando o maior produtor mundial do grão. 

 

Teve projeção do USDA também. O órgão estima 350,0 milhões de toneladas de milho na safra 2019/20 nos Estados Unidos. Segundo o órgão também, 58% das lavouras norte-americanas de milho estão ou já passaram pela fase de maturação, contra 92% do mesmo período do ano passado. A colheita de milho, por sua vez, alcançou 15% da área estimada a ser colhida, atraso de 18 pontos percentuais sobre a safra passada.

 

Esses foram os principais acontecimentos noticiados pela Atomic Agro. Não deixe de acompanhar o site e o aplicativo para ficar por dentro de tudo!