As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para as próximas 24 horas confirmam o avanço de uma nova frente fria para o sul do país e que além de chuvas com bons volumes para os três estados, também deve favorecer os episódios de geadas no próximo final de semana, devido a atuação de uma massa de ar frio com mais intensidade que avança junto com o novo sistema.

 

De acordo com a meteorologista Naiane Araújo, do Inmet, os mapas já sinalizam a nova frente se formando no Uruguai e já pode voltar a chover em Santa Catarina e no Paraná nesta quinta-feira (4). Os maiores volumes, no entanto, são esperados a partir da sexta-feira (5).

 

As chuvas mais expressivas devem acontecer primeiro no Paraná, com precipitação prevista entre 20 e 30 mm nas regiões oeste e central do estado. Santa Catarina deve receber chuvas de até 20 mm nos próximos dias, sendo os maiores volumes também esperado para o oeste do estado.

 

Já a partir de sábado (6), a tendência é que o sistema ganhe força e passe a chover também em todo o estado do Rio Grande do Sul. São esperadas chuvas para todas as regiões, com previsão de precipitação entre 20 e 60 milímetros, com destaque para a região leste que pode ter chuvas acima de 70 milímetros de precipitação.

 

Naiane destaca que o sistema deve passar de maneira rápida e já no domingo começa a deslocar para o oceano e derrubar as temperaturas em todo a região sul. De acordo com ela, o sistema é diferente dos que aconteceu nas últimas semanas porque não deve avançar para o Sudeste do Brasil.

 

No domingo (7), as temperaturas já começam a cair. “Os nossos modelos indicam miníma de 8 graus, mas sabemos que pode ficar abaixo disso”, destaca a meteorologista se referindo ao norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa de Santa Catarina e sudoeste do Paraná.

 

Entre segunda e terça-feira (8) as temperaturas devem cair de maneira mais significativa em Santa Catarina, e os modelos apontam minímas de 2 graus, aumentando assim as possibilidades de geadas para o estado. No Paraná, a região de General Carneiro também pode registrar novos episódios de geadas.

Fonte: Notícias Agrícolas