A ferrugem asiática da soja causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi e é a principal doença causada na oleaginosa.

 

Os sintomas dessa doença podem se manifestar em qualquer estágio de desenvolvimento da cultura, dependendo da disponibilidade do inóculo e das condições ambientais, sendo que os sintomas nas folhas são os mais característicos.

 

Os primeiros sintomas são caracterizados por pequenas pontuações de coloração mais escura, do esverdeado ao cinza esverdeado. Este sintoma é a manifestação da fase inicial da infecção.

 

As estratégias de manejo da doença são: o vazio sanitário, a utilização de cultivares precoces e a semeadura no início da época recomendada, o uso de cultivares com genes de resistência, e o uso de fungicidas.

 

Assim a Atomic Agro fez um levantamento com os produtores da base e, do total entrevistado, 5,8% encontrou esporos da ferrugem asiática na soja nesta safra 2019/20. Do total que encontrou esporos, 37,5% já desenvolveram a doença. De todos os estados, apenas os que apresentaram os esporos, seguido da doença foram, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e São Paulo.

 

O Estado do Rio Grande do Sul foi o que apresentou maior incidência de esporos nas lavouras de soja, seguido por Paraná, Minas Gerais e São Paulo. Sendo que RS, PR e MG a doença já se desenvolveu. Já SP ainda não desenvolveu, o que deve redobrar a vigilância para que a mesma não se desenvolva.

 

Do total pesquisado, 64,4% fez controle preventivo. O Paraná é o estado que faz maior controle preventivo, seguido por Minas Gerais, Rio Grande do Sul e atrás São Paulo.

 

De todos os produtores pesquisados, os que fizeram o controle tanto preventivo quanto corretivo, 22,4% usaram o fungicida Fox como defensivo na escolha para o tratamento.

 

Os produtores devem reforçar e continuar a vigilância em suas áreas para identificar, o quanto antes, a presença da doença.

 

Para que seja realizado o manejo químico da ferrugem com o uso de fungicidas, além dessa informação devem ser levados em conta a inspeção foliar, o estádio de desenvolvimento da cultura e condições climáticas.

Fonte: Atomic Agro