Quase todas as regiões produtoras de milho no país estão sofrendo com o clima quente e seco dos últimos dias. Em consequência, o plantio do grão está atrasado, em relação à safra passada.

 

Já no Sul do país, a situação é o contrário com chuvas constantes. Porém, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que terá mudanças nas condições climáticas no estado do Paraná e que pode afetar o desenvolvimento da safra de milho, já que o plantio já iniciou.

 

No Rio Grande do Sul, nos últimos dias, ocorreram elevados volumes de chuva em algumas regiões do estado, porém do pouco que já foi semeado, lavoura de milho tem apresentado ótimo desenvolvimento. No momento, os produtores estão aproveitando a umidade do solo para aplicar adubação nitrogenada.

 

A região Sudeste do país vem sendo castigada com a falta de chuvas e as altas temperaturas, o que está impossibilitando o plantio do milho.

 

Os mapas meteorológicos começam a indicar o retorno das chuvas para parte do Centro-Oeste brasileiro no fim deste mês de setembro. Não serão chuvas generalizadas e devem se restringir a algumas áreas agrícolas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.