Foto: Ivan Bueno/ APPA

Segundo informações da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), as vendas externas de soja do Brasil recuaram em agosto e totalizaram 6,23 milhões de toneladas. Esse volume representa uma queda de 37,8% frente ao volume exportado em julho desse ano, porém alta de 27,3% em relação ao mesmo período de 2019.

 

No acumulado do ano, o Brasil exportou um total de 75,1 milhão de toneladas, alta de 34,4% sobre o total do acumulado de 2019.

 

A China continua se destacando como a principal importadora do grão, tendo adquirido um volume de 4,66 milhões de toneladas, o que corresponde a 74,8% do volume total exportado pelo Brasil no mês de agosto.

 

O porto de Santos foi o principal escoador do produto embarcando 1,36 milhão de toneladas, o que correspondeu a 21,8% de toda a soja embarcada pelo país no mês de agosto.

 

Assim como o grão, as exportações de farelo de soja perderam fôlego no oitavo mês do ano. As vendas externas totalizaram 1,42 milhão de toneladas no mês passado, queda de 13,0% em relação ao resultado registrado em julho.

 

As exportações de óleo de soja degomado alcançaram 68,5 mil toneladas no mês de agosto registrando queda de 39,3% frente ao total exportado no mês anterior a este analisado.

Fonte: Atomic Agro