Tomate da Epagri produz até 7kg por planta e é resistente a doenças
O desempenho do tomate SCS 375 Kaiçara, desenvolvido pela Epagri, foi a grande atração em um dia de campo realizado em Apiúna (SC). Em uma área demonstrativa instalada na propriedade do agricultor Imor Bohmann, os participantes verificaram que o cultivar da Epagri pode render até 7kg de frutos por planta. “Ele apresentou excelente qualidade vegetativa e produtiva, com frutos médios e alta carga de frutos por pé. Também se destacou pela resistência a viroses, com menor ocorrência de mosca branca”, conta o pesquisador Rafael Morales, da Epagri/Estação Experimental da Itajaí, empresa do Governo do Estado. A produtividade média de uma planta de tomate é de cerca de 5kg de frutos, dependendo do sistema de cultivo.
No evento realizado no dia 19 de junho, a Isla Sementes, empresa autorizada a multiplicar e vender as sementes do tomate Kaiçara, também apresentou os cultivares híbridos de tomate Lucca e Luigi, que revelaram alto potencial produtivo na região. O evento foi organizado em parceria com a Cravil e o Sicoob São Miguel.
Tomate para produção orgânica
O tomateiro SCS375 Kaiçara, desenvolvido pela Epagri/Estação Experimental de Itajaí (EEI), tem ótimo desempenho em abrigos de cultivo e nos sistemas de produção orgânica. Ele se destaca por ser menos suscetível a doenças foliares como requeima e mancha de cladosporium. A planta possui menor arquitetura e folhas eretas, o que facilita os tratamentos fitossanitários e possibilita maior aeração do cultivo, reduzindo a presença de orvalho sobre as folhas e a incidência de doenças foliares.
Os frutos do tomate Kaiçara têm o formato “caqui”, com peso médio de 106 gramas e diâmetro médio de 6,5cm. Os frutos têm coloração vermelha intensa, excelente sabor e prolongado tempo de prateleira. Esse cultivar é de polinização aberta, o que possibilita ao agricultor obter as próprias sementes.
Fonte: Notícias Agrícolas