Imagem: Geraldo Falcão/Agência Petrobras

 

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) revisou para baixo sua projeção de crescimento da demanda global por petróleo para este ano, refletindo as incertezas relacionadas ao crescimento da economia global. Esta é a segunda vez em três meses que a organização revisa para baixo.

Segundo relatório mensal da Opep, a demanda global pela commodity deve subir em 1,10 milhão de barris por dia este ano ante 2018, somando 99,92 milhões de barris por dia. A projeção no relatório do mês anterior era de alta de 1,14 milhão de barris por dia.

“Grandes incertezas permanecem. Enquanto a previsão de crescimento econômico atualmente não assume riscos adicionais até que eles realmente se concretizem, e, em particular, que as questões relacionadas ao comércio não aumentem ainda mais, o risco de queda para o crescimento econômico mundial é predominante”, segundo a Opep.

A redução na projeção da demanda reflete ainda a menor procura nos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) da América, na Ásia e no Oriente Médio. Na Europa, ‘sinais de estagnação econômica em partes da região representam uma incerteza considerável sobre a demanda de petróleo em 2019 e 2020’.

 

Fonte: Agência Safras