Boa parte da região Sul não deve ter instabilidades nesta quinta-feira. Já no Sudeste e Centro-Oeste são esperadas muitas chuvas.

 

No início da semana, a previsão do tempo indicava o retorno das chuvas para as lavouras de soja do Rio Grande do Sul nesta quinta feira, 6. Entretanto isso não se concretizou e o dia deve ser seco em boa parte dos estados não só neste dia, mas também na sexta-feira. No Sudeste as chuvas se espalham ainda mais e agora ganham intensidade. No Centro-Oeste são esperados verdadeiros temporais em algumas regiões e no Nordeste as chuvas perdem força.

 

SUL

A previsão que mostrava o retorno das chuvas para o Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira, não se concretizou. Por lá, o tempo segue seco para as áreas de soja. Os outros dois estados devem poucas instabilidades no dia. Os mapas indicam, aliás, a mesma tendência para sexta-feira, pelo menos para o Rio Grande do Sul, pois no Paraná as chuvas devem atingir a parte nordeste do estado.

 

SUDESTE

As chuvas seguem espalhadas e generalizadas no Sudeste nos próximos dias. Em São Paulo as instabilidades chegaram até as lavouras do sul, como em Itapeva e, com grandes volumes. A tendência é que o município receba mais de 35 mm no dia.

 

Em Minas Gerais os maiores acumulados devem acontecer ali próximo a Araxá, com mais de 20 mm. No Triângulo Mineiro chove mas com menos intensidade, na casa dos 10 mm.

 

CENTRO-OESTE

Chuva ganha força sobre o Centro-Oeste daqui para frente. Com a atuação de um corredor de umidade e instabilidades em altos níveis, volume de até 300 mm pode ser registrado no Vale do Araguaia, entre Goiás e Mato Grosso, nesses próximos 5 dias. Falando desta quinta-feira, chove em toda a região, mas já com destaque especial entre o leste de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.

 

A chuva pode acontecer a qualquer momento do dia, com altos volumes e com risco de temporais. Somente em Goiânia e Brasília, o volume deve superar os 100 mm. Chove forte também em Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira, porém, sem grandes acumulados.

 

NORDESTE

As chuvas seguem estacionadas sobre a parte oeste da Bahia. Ainda assim, elas não devem atingir todas as lavouras do estado e com bons volumes. Em Barreiras, por exemplo, os acumulados podem chegar a quase 20 mm, enquanto em Correntina nem deve chover.

 

No Maranhão as instabilidades nesta quinta serão bastante espalhadas e manchadas. Enquanto chove em Balsas, com no máximo 5 mm, em Bacabal e Imperatriz nem deve garoar.

 

No Piauí, a tendência é receber no máximo garoas nas áreas de soja nesta quinta.

 

NORTE

Quinta-feira com predomínio de sol entre algumas nuvens e bastante calor, sobre toda a região Norte do país. Ao longo do dia a nebulosidade aumenta e pode chover, de forma isolada e sem acumular grandes volumes, as famosas chuvas de verão.

 

Chuva mais intensa somente no sul do Tocantins, devido à diversas áreas de instabilidade que atuam nos níveis mais altos da atmosfera. Atenção para o risco de temporais, principalmente no oeste do Amazonas e Acre, onde há previsão para queda de raios. Tempo firme somente em Roraima.

Fonte: Canal Rural