A quarta =feira não será marcada por muitas chuvas no Brasil. Mas na quinta a formação de um sistema de baixa pressão atmosférica sobre o norte da Argentina muda esse cenário. O Paraná é o estado que mais chuvas deve receber. Confira abaixo a previsão do tempo completa! As informações e mapas meteorológicos são da Somar Meteorologia e do Inmet.

 

SUL

A quarta-feira, 3, será marcada por tempo seco em quase toda a região Sul do país.Chuvas mesmo só devem acontecer no Paraná e, de maneira pontual e isolada, no extremo sudeste e sudoeste do estado. Em Icaraíma, por exemplo, os acumulados não passam dos 4 mm. O dia começa com previsão para nevoeiro desde todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, até o centro-oeste e sul do Paraná.

Na quinta-feira a previsão mostra a retomada das chuvas nos três estados devido a um sistema de baixa pressão atmosférica, que se formou sobre o norte da Argentina, segundo a Somar Meteorologia. O Paraná tem previsão de chuvas generalizadas em todas as áreas agrícolas, com boa chance de temporais em Planalto (acima de 100 mm). Os maiores acumulados acontecem no sudoeste e centro do estado. Em Santa Catarina as instabilidades ficam restritas a parte oeste do estado. Enquanto no Rio Grande do Sul as chuvas acontecem na faixa oeste, noroeste e sudoeste do estado.

 

SUDESTE

O dia será marcado por chuviscos em praticamente todo o estado de São Paulo, mas os acumulados não passam dos 2 mm. A quarta-feira começa com chance para nevoeiro em grande parte do estado. Em Minas Gerais as chuvas se concentram no extremo sul, com volumes inferiores a 1 mm. Temperaturas seguem caindo em todo o Sudeste, afirma a Somar Meteorologia.

Na quinta-feira pouca coisa muda em comparação ao dia anterior. Ou seja, o estado de São Paulo de maneira geral deve ter um dia encoberto com chance de chuviscos a qualquer momento. Os maiores acumulados se intensificam, principalmente no sul do estado. Em Itapeva são esperados mais de 10 mm. Em Minas Gerais não deve chover na quinta-feira, com destaque para os baixos níveis de umidade relativa do ar, especialmente durante a tarde, afirma a Somar Meteorologia.

 

CENTRO-OESTE

Na quarta-feira, o dia começa com previsão para nevoeiro na região sul do Mato Grosso do Sul, mas que logo se dissipa e dá lugar ao sol. Ainda chove de forma fraca e isolada em toda a metade sul do estado, incluindo a capital. As temperaturas seguem amenas, especialmente durante a madrugada e manhã. Tempo segue firme entre Mato Grosso e Goiás. segundo a Somar, a atenção se volta aos baixos índices de umidade relativa do ar, especialmente durante a tarde. Temperaturas também em declínio sobre ambos os estados.

Na quinta-feira, o tempo volta a mudar novamente sobre o Centro-Oeste. Um intenso sistema de baixa pressão atmosférica atua sobre o norte da Argentina, e consegue influenciar na formação de nuvens carregadas e pancadas de chuva na região centro-sul do Mato Grosso do Sul. O dia fica mais encoberto e com chuva que varia de fraca a moderada intensidade. Chove também no norte do Mato Grosso, devido à áreas de instabilidade em níveis mais altos da atmosfera. Já nas demais regiões do Centro-Oeste, a persistência de uma massa de ar mais seco garante um dia com predomínio de sol e tempo firme.

 

NORDESTE

Nesta quarta-feira, o dia começa com previsão para nevoeiro em toda a faixa leste da Bahia, informa a Somar. Enquanto isso os mapas do Inmet mostram que o oeste do estado onde estão as lavouras deve ter um dia seco. Também não há previsão de chuvas no Piauí e no Maranhão.

Na quinta-feira nada muda em relação ao dia anterior e as lavouras do Nordeste devem ter um dia mais seco.

 

NORTE

Na quarta-feira o tempo segue sem grandes mudanças, mas desta vez, o tempo firme compreende todo o estado de Rondônia e sul do Tocantins. Enquanto isso, nas demais áreas, a combinação entre calor e umidade mantém a condição para chuva, que ocorre na forma de pancadas isoladas, especialmente durante a tarde.

Ao longo da quinta-feira, a condição para chuva se mantém sobre grande parte da região Norte do Brasil, mas que ainda ocorre de maneira pontual, entre o período da tarde e noite. Uma massa de ar seco garante mais um dia com tempo firme entre o sul de Rondônia, e sul e leste do Tocantins. Atenção para os baixos índices de umidade relativa do ar nestas áreas.

Fonte: Canal Rural