As chuvas que afetavam apenas o Sul do país começam a se espalhar e agora chegam ao Sudeste brasileiro. Os maiores acumulados acontecem no leste do Paraná, e sul de São Paulo. Enquanto isso, Centro-Oeste e Nordeste enfrentam dias secos. Já parte do Norte, como é comum nesta época do ano, recebe chuvas.

 

SUL

a previsão do tempo se confirma e as chuvas mais generalizadas estão atuando sobre todo o Paraná nesta quarta-feira, 29. Os maiores acumulados (não passam dos 10 mm) acontecem na parte leste paranaense até quase o centro do estado. Santa Catarina terá chuvas no nordeste do estado, também com acumulados inferiores a 10 mm. O Rio Grande do Sul pode ter alguma garoa pontual, mas no geral terá tempo firme e seco.

Na quinta-feira, 30, o Rio Grande do Sul seguirá com tempo firme, enquanto as chuvas seguem atuando sobre o nordeste catarinense e leste paranaense. Agora os volumes serão inferiores a 5 mm.

SUDESTE

As chuvas que afetam o Sul chegam ao Sudeste também. Nesta quarta o sul e leste de São Paulo recebem chuvas. Os acumulados passam dos 12 mm em Iguape, mas ficam abaixo de 5 mm em Itapeva. Dali para cima o tempo fica firme e seco, inclusive em Minas Gerais.

Já na quinta-feira as chuvas chegam ao sul mineiro, mas com baixos acumulados. Em São Paulo as chuvas seguem afetando o sul e leste do estado, chegando até a parte central. Os maiores acumulados agora devem ficar em torno de 10 mm. Os ventos passam a soprar do quadrante sul, o que favorece o declínio das temperaturas em grande parte do Sudeste, após vários dias consecutivos com temperaturas acima da média na região.

CENTRO-OESTE

A quarta-feira ainda é de tempo firme no Centro-Oeste do país, com predomínio de sol, calor e baixos índices de umidade relativa do ar, o que aumenta o risco de queimadas na região, principalmente no norte de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.

O tempo seco e quente persiste sobre o Centro-Oeste do Brasil nesta quinta-feira, sem expectativa para grandes mudanças nos próximos dias. Sempre muita atenção ao aumento no número de focos de queimada, e especialmente aos incêndios florestais. Diversas cidades entre Mato Grosso e Goiás já ultrapassam os 60 dias consecutivos sem chuva significativa.

NORDESTE

Não há previsão de chuvas para as áreas agrícolas do Maranhão, Piauí e Bahia nesta quarta-feira.

Nada muda na quinta-feira e o tempo segue firme e seco.

NORTE

Quarta-feira é mais um dia com tempo seco nas áreas desde o Acre, Rondônia, sul do Amazonas, Tocantins, sul do Pará e Amapá. Enquanto isso, o norte do Amazonas e todo o estado de Roraima, norte do Pará e Amapá tem condições para pancadas de chuva, sem grandes acumulados.

Na quinta-feira a chuva dá uma trégua entre o Amazonas e Roraima, mas ainda são esperadas pancadas de chuva entre o Amapá e a região de Belém-PA, onde os maiores acumulados são esperados para a quinta-feira.

 

Fonte: Canal Rural