Resumo da Semana
No #ResumoDaSemana, a Atomic Agro te deixa por dentro dos acontecimentos mais importantes dessa semana.
Com a conclusão das obras de recuperação do asfalto de um importante trecho da BR-163, que liga os estados de Mato Grosso e do Pará, produtores, especialmente de soja e milho, esperam uma redução do preço do frete. A rodovia agora está livre de atoleiros que antes atrasavam o transporte dos grãos e elevavam os custos do escoamento. Para Edeon Vaz Ferreira, diretor Executivo do Movimento Pró Logística de Mato Grosso, não há mais justificativa para manutenção dos atuais valores.
A produção de etanol de milho no Brasil é uma tendência que veio para ficar. Segundo a União Nacional do Etanol de Milho (Unem), apenas em 2019, 1,4 bilhão de litros do biocombustível devem sair das usinas. O presidente da Unem, Guilherme Nolasco, afirma que o Brasil deve colher cerca de 100 milhões de toneladas de milho na próxima safra.
Atomic Agro fez um levantamento com os produtores da base e, do total entrevistado, 5,8% encontrou esporos da ferrugem asiática na soja nesta safra 2019/20. Do total que encontrou esporos, 37,5% já desenvolveram a doença. De todos os estados, apenas os que apresentaram os esporos, seguido da doença foram, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e São Paulo.
Terceiro maior produtor agrícola do mundo, atrás apenas da União Europeia e dos EUA, o Brasil elevou em 78% sua produção em uma década, com acréscimo de apenas 16,3% da área plantada. Apoiado em pesquisa e tecnologia, o setor tem conseguido ganhos de produtividade e de mercado no exterior, diferentemente de outros segmentos da economia.
O ritmo de comercialização antecipada da safra de soja 2019/2020 é mais rápido que na mesma época que o ano passado, Segundo o Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea), ao todo já foram vendidos 51,12% da nova safra. Em dezembro de 2018 o estado havia vendido 41,3% da safra daquele ano. A razão é a alta nos preços.
Segundo o mais recente relatório do Centro Americano de Meteorologia e Oceanografia (NOAA), a chance de continuidade da neutralidade climática – ou seja, sem a presença de El Niño ou de La Niña – é de 70% até o fim do verão e de 65% até o outono de 2020.
Os números para a América do Sul, de forma geral, não tiveram grandes alterações. O USDA manteve estável sua estimativa de 123,0 milhões de tonelada para a produção brasileira, com uma exportação de 76,0 milhões de toneladas.
O Brasil exportou, de janeiro a novembro de 2019, um total de 70 milhões de toneladas de soja, uma queda de 12% ante o mesmo período do ano passado. A disputa entre os portos brasileiros que mais quem mais embarcaram o grão segue bastante acirrada, dando até o momento vantagem ao porto de Santos, em São Paulo.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Banco Central firmaram convênio para ampliação e modernização do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc). O acordo vai permitir o aprimoramento metodológico, a atualização do Zarc e ampliação do zoneamento climático de mais de 20 culturas. O convênio prevê a aplicação de R$ 28,5 milhões no período, provenientes da Embrapa e do Banco Central.
Com custos menores e rentabilidade maior, produtores começam a perceber as vantagens de trocar os cafezais improdutivos por lavouras de grãos. Em Coromandel, Minas Gerais, o café ainda comanda economicamente algumas fazendas, mas o clima tem atrapalhado e os resultados já não são como antes. Com isso, a soja está se tornando uma opção bastante interessante e rentável por lá. Alguns produtores já perceberam isso e estão buscando propriedades na região com cafezais envelhecidos, mas a ideia não é renová-los, mas sim substituir por soja.
O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) será reformulado, segundo o Ministério da Agricultura. As mudanças visam desburocratizar e ampliar o acesso dos agricultores familiares ao crédito fundiário, qualificando o processo de tramitação das contratações e tornando mais célere a concessão de financiamento aos trabalhadores rurais.
Quer ficar sempre em dia com as notícias do Brasil e do mundo? Confira o site da Atomic Agro: atomicagro.com.br/blog/