No #ResumoDaSemana, a Atomic Agro te deixa por dentro dos acontecimentos mais importantes dessa semana.

 

No começo da semana divulgamos alguns fatos importantes sobre os defensivos no Brasil como: o Brasil não é o país que mais consome defensivos no mundo, os registros de defensivos já chegaram a 325 neste ano, as novas liberações de produtos não significam mais resíduos nos alimentos e a Anvisa alterou regras sobre classificação de agroquímicos.

 

Também apresentamos a discussão sobre a nova lei dos defensivos e o impacto para o setor. Sendo que na opinião do consultor de tecnologia da CNA, a proposta vai melhorar a situação dos órgãos que têm competência por decreto, que, com a nova norma, passarão a ter suas atribuições definidas por lei, o que é bem mais seguro.

 

A Embrapa declarou que o Brasil pode ser um dos maiores produtores mundiais de trigo. O presidente da Embrapa acredita que nenhum país entre os trópicos tem a competência brasileira na produção de alimentos, fibra e bioenergia em termos de tecnologia. E ainda destaca que só o Brasil produz trigo tropical.

 

O clima está atrapalhando e o plantio da soja ainda não começou em Mato Grosso do Sul. Os estados do Centro-Oeste estão com as atenções voltadas ao clima, já que a falta de chuvas pode atrapalhar o plantio da soja. Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, a Aprosoja já alertou seus associados para terem cuidado com o plantio sem umidade no solo.

 

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), decidiu não colocar em votação nesta semana a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 42/2019. A matéria revoga a Lei Kandir e abre a possibilidade para cobrança de ICMS sobre as exportações de produtos não industrializados e semi elaborados.

 

Goiás antecipou o fim do vazio sanitário para a soja de 30 de setembro, para 25. A ideia é se aproximar da janela de plantio de estados vizinhos, que autorizam a semeadura no dia 15 de setembro. Apesar de já poder iniciar o plantio, o clima pode ser um limitante para que a antecipação aconteça, como afirmou a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO). 

 

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (25) a Medida Provisória 884/19, que acaba com o prazo final para inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Um acordo entre os partidos permitiu a votação rápida do texto. Agora, a MP segue para análise do Senado.

 

O plantio da soja no Paraná está atrasado, o estado semeou 3% da área de 5,488 milhões de hectares estimada pelo Departamento de Economia Rural (Deral) até o dia 25 de setembro. No mesmo período do ano passado, no entanto, a área semeada ocupava 18%. Ressaltando que o clima na época colaborou para o avanço rápido. Por enquanto, todas as áreas de soja estão em fase de germinação e a maioria em boas condições.

 

E por último, mas não menos importante, o Banco Central aumentou ligeiramente a previsão de crescimento da economia para este ano e prevê, ainda com elevado grau de incerteza, melhora no ritmo de expansão em 2020. A projeção para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, passou de 0,8% para 0,9% em 2019. Além disso, a previsão de crescimento do PIB da agropecuária também subiu, saindo de 1,1% para 1,8% neste ano.

 

Esses foram os principais acontecimentos noticiados pela Atomic Agro. Não deixe de acompanhar o site e o aplicativo para ficar por dentro de tudo!