Resumo da Semana
No #ResumoDaSemana, a Atomic Agro te deixa por dentro dos acontecimentos mais importantes dessa semana.
Como faltam, agora, menos de 10 semanas para o início de um novo ano, é natural concluir-se que o setor começa a produzir os primeiros frangos de 2020. Os dados a respeito ainda são esparsos. Mas pelas primeiras informações colhidas no mercado tudo indica que já em outubro corrente o setor começou a tirar o pé do acelerador na produção de pintos de corte, algo que, mais do que desejável, é absolutamente recomendável.
O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou essa semana que a China deve habilitar novos frigoríficos brasileiros para a importação ainda neste ano de 2019. De acordo com a CaneTec Brasil, portal especializado na área, o presidente chinês deverá vir ao Brasil em novembro para a reunião da Cúpula dos BRICS, grupo de nações emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
O clima nos Estados Unidos e o tamanho da safra americana continuam no radar do mercado de grãos, mas as atenções do mercado começa a se voltar para a demanda chinesa. Demanda chinesa tem foco no mercado de grãos, afirmou ARC Mercosul essa semana. Players também estão atentos aos desdobramentos da vitória peronista nas eleições presidenciais da Argentina e ao clima no Brasil.
Solo úmido ainda atrapalha colheita da soja na Dakota do Norte, nos Estados Unidos. Alguns produtores tentaram, novamente, colocar as máquinas em campo, mas o solo muito úmido fez com que desistissem. Segundo relatos, eles tentarão de novo nesta semana.
Os produtores brasileiros de soja serão os principais beneficiados pelo cenário de margens apertadas e menor crescimento de demanda pelo grão americano na próxima década. Cálculos do Rabobank indicam que o consumo global da oleaginosa deverá aumentar em 70 milhões de toneladas até a safra 2028/29, para 415 milhões, e que metade desse volume será suprido pelo Brasil.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) ainda divulgou ns quarta-feira (30) a Resolução nº 69 do Comitê Gestor Interministerial do Seguro Rural (CGSR), que trata do aumento do orçamento destinado para o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) e a distribuição dos recursos. A medida foi possível em função do descontingenciamento de R$ 50 milhões em recursos da pasta, o que permitirá apoiar a contratação de aproximadamente 12 mil novas apólices. Do total desbloqueado, cerca de R$ 30 milhões serão destinados para os grãos (soja, milho 1ª safra, feijão, arroz).
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) fez uma nova análise da previsão de safra ao longo prazo. O USDA usa as condições e os preços das safras em outubro como ponto de partida para as projeções de longo prazo, e não as de novembro, quando a colheita está quase completa na maioria dos anos e os mercados estão mais firmes. A mudança pode atrair atenção este ano, porque a colheita do outono está atrasada semanas antes do normal. O plantio de milho e soja, as duas maiores culturas dos EUA, foi adiado pela primavera mais chuvosa de um quarto de século.
Os negócios com a soja no mercado brasileiro estão bastante travados neste momento. A pressão exercida pelo dólar recentemente, que levou as referências a patamares bem mais baixos do que nas últimas semanas, esfriou os ânimos e deixou os vendedores ainda mais retraídos. A moeda americana fechou o mês de outubro, segundo a agência de notícias Reuters, com a segunda maior queda do ano.
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu os recursos de Ação Civil Pública encabeçada pelo Ministério Público Federal, que tramita desde 1994, que obriga a União, o Banco Central e o Banco do Brasil a devolverem aos produtores rurais parte do que pagaram a mais pelos financiamentos corrigidos pelos índices da poupança, em março e abril de 1990, no Plano Collor.
Esses foram os principais acontecimentos noticiados pela Atomic Agro. Não deixe de acompanhar o site e o aplicativo para ficar por dentro de tudo!
Quer ficar sempre em dia com as notícias do Brasil e do mundo? Confira o site da Atomic Agro: atomicagro.com.br
Fonte: Atomic Agro