Plantio da soja no Paraná está muito atrasado em comparação com 2018
Das 20 regiões acompanhadas pelo Deral, 13 ainda nem sequer começaram a semear o grão.
O Paraná semeou 3% da área de 5,488 milhões de hectares estimada pelo Departamento de Economia Rural (Deral) até o dia 25 de setembro. No mesmo período do ano passado, no entanto, a área semeada ocupava 18%. Vale ressaltar que o clima na época colaborou para o avanço rápido. Por enquanto, todas as áreas de soja estão em fase de germinação e a maioria em boas condições.
Dos 20 núcleos regionais acompanhados pela entidade, 13 ainda não iniciaram o plantio: Apucarana, Cornélio Procópio, Curitiba, Guarapuava, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranavaí, Pitanga, Ponta Grossa e União da Vitória.
Em seu relatório, o Deral estima uma produção na safra de soja em 2019/2020 de até 19,815 milhões de toneladas, 23% acima das 16,1 milhões de toneladas da safra anterior. O núcleo que engloba Campo Mourão segue como o maior produtor de soja do estado, com 2,32 milhões de toneladas, seguido por Ponta Grossa, com 2,05 milhões de toneladas e Cascavel (1,86 milhões de toneladas).
Comercialização
A comercialização da safra de soja 2019/2020 atinge até o momento 14,8% da produção estimada, segundo a entidade, montante parecido com o negociado no mesmo período do ano passado. Neste quesito, o município mais adiantado é Cornélio Procópio que vendeu 32% da produção. Depois aparece Ivaiporã que já negociou 27% da soja que estima colher.
Clima
Adiantamos a previsão do tempo para os próximos 15 dias nos núcleos que o Deral acompanha. De maneira geral, as chuvas devem retornar apenas a partir da próxima quarta-feira, 2 de outubro.