De acordo com informações da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), as exportações brasileiras de milho totalizaram 4,28 milhões de toneladas no mês de novembro, volume alto para o mês.

As vendas externas de milho por parte do Brasil em novembro de 2019 recuaram, porém o volume vendido ainda é alto.

O volume embarcado no mês em questão recuou em 29,4% em relação ao total exportado em outubro deste ano. Por outro lado, superou em 12,4% em relação ao mesmo período de 2018.

No acumulado do ano (janeiro a novembro), as exportações brasileiras de milho totalizaram 39,1 milhões de toneladas ante 19,5 milhões de toneladas exportadas no mesmo período do ano passado.

O maior importador do milho brasileiro no mês de outubro foi o Japão, que adquiriu um total de 767,8 mil toneladas.

No acumulado do ano, o Japão passou a ser o país que mais importou milho brasileiro, com um total até agora de 5,51 milhões de toneladas.

Pelo lado das importações, o Brasil registrou um volume importado no 11º mês do ano de 215,5 mil toneladas, quantidade que representou alta de 88,5% sobre o total importado no mesmo período do ano passado, porém queda de 0,8% frente ao total importado em outubro.

No acumulado do ano, o Brasil importou 1,27 milhão de toneladas de milho ante 798,6 mil toneladas importadas no mesmo período de 2018.

Com a alta nas exportações, alta do dólar e a guerra comercial entre China e Estados Unidos, a tendência é de que os preços do cereal continue subindo.

Fonte: Atomic Agro