Exportações brasileiras de milho recuam, mas o volume vendido ainda é alto
De acordo com informações da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), as exportações brasileiras de milho totalizaram 6,50 milhões de toneladas no mês de setembro, volume alto para o mês.
As vendas externas de milho por parte do Brasil em setembro de 2019 recuaram, porém o volume vendido ainda é alto.
O volume embarcado no mês em questão recuou em 12,0% em relação ao total exportado em setembro deste ano. Por outro lado, superou em 91,9% em relação ao mesmo período de 2018.
No acumulado do ano (janeiro a setembro), as exportações brasileiras de milho totalizaram 28,9 milhões de toneladas ante 12,6 milhões de toneladas exportadas no mesmo período do ano passado.
Em relação aos preços do milho exportado, esses atingiram valores menores em relação a setembro deste ano. O preço médio do milho negociado no mês de agosto foi de US$ 168,5/tonelada ante US$ 170,7/tonelada negociado no mês precedente.
O maior importador do milho brasileiro no mês de setembro foi o Japão, que adquiriu um total de 1,17 milhões de toneladas.
No acumulado do ano, o Irã continua sendo o país que mais importou milho brasileiro, com um total até agora de 4,50 milhões de toneladas.
Olhando pelo lado das unidades federativas, o estado do Mato Grosso foi o maior exportador de milho no mês analisado. O estado respondeu por 40,4% do total exportado, sendo que o seu volume escoado foi de 2,63 milhões de toneladas.
Pelo lado das importações, o Brasil registrou um volume importado no 9º mês do ano de 149,5 mil toneladas, quantidade que representou alta de 34,0% sobre o total importado no mesmo período do ano passado, além de um aumento de 20,6% frente ao total importado em setembro.