Exportação brasileira de soja recua no mês de janeiro
Segundo informações da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), as vendas externas de soja do Brasil totalizaram 1,49 milhão de toneladas no primeiro mês do ano. Esse volume representa uma queda de 26,9% frente ao volume exportado em dezembro, além de queda de 56,7% em relação ao mesmo período de 2019.
Mesmo com coronavírus, a China se destacou como a principal importadora do grão, tendo adquirido um volume de 1,09 milhão de toneladas, o que corresponde a 73,6% do volume total exportado pelo Brasil no mês de janeiro.
O porto de Paranaguá foi o principal escoador do produto embarcando 370,5 mil toneladas, o que correspondeu a 24,9% de toda a soja embarcada pelo país no mês de janeiro.
Assim como o grão, as exportações de farelo de soja também perderam fôlego em janeiro. As vendas externas de farelo totalizaram 1,06 milhão de toneladas no mês passado, queda de 35,4% em relação ao resultado registrado em dezembro.
As exportações de óleo de soja degomado alcançaram 12,6 mil toneladas no mês de janeiro registrando queda de 56,7% frente ao total exportado no mês anterior a este analisado.
Fonte: Atomic Agro