O presidente da entidade, Celso Moretti, ressalta que só o Brasil produz trigo tropical

 

O presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Celso Moretti, acredita que o Brasil pode alcançar o posto dos líderes mundiais na produção de trigo.

 

Ele acredita que nenhum país entre os trópicos tem a competência brasileira na produção de alimentos, fibra e bioenergia em termos de tecnologia. “A cultura tem muito espaço para crescimento no país”, falou.

 

Moretti destaca que só o Brasil produz trigo tropical. Apesar de serem áreas pouco representativas, as produtividades são consideradas muito boas. “O Ceará planta trigo irrigado bem próximo da linha do Equador. E lavouras nos arredores de Brasília já colhem cerca de 8 toneladas por hectare”, o dirigente destaca que é preciso quebrar barreiras técnicas e burocráticas para crescer ainda mais.

 

“Há questões comerciais que precisam ser tratadas, mas essa não é nossa seara. Nós da Embrapa desenvolvemos soluções tecnológicas para o desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro”, disse.

 

Durante o 26º Congresso Internacional da Indústria do trigo, realizado pela Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), em Campinas, São Paulo, Moretti falou sobre o orçamento da Embrapa que, hoje, depende em grande parte do governo federal. Ele observou, porém, que a empresa busca captação de recursos junto ao setor privado.

 

Nesse sentido, ele considera importante a aprovação no Senado Federal de um projeto que inclui, entre os recursos da Embrapa, os oriundos da exploração comercial de tecnologias, produtos e serviços desenvolvidos pela empresa. A medida fomenta a pesquisa e favorece um incremento na concorrência no setor.

 

“Ainda que já viéssemos buscando recursos junto ao setor privado, esses royalties permitirão uma maior robustez da estrutura da Embrapa”, comemorou.

 

Fonte: Canal Rural