O jornal norte-americano The Wall Street Journal publicou na tarde desta quarta-feira (3) que estatais chinesas teriam cancelado o embarque de alguns produtos agrícolas norte-americanos diante da escalada das tensões entre Pequim e Washington.

 

As informações partiram de algumas autoridades marítimas e dão conta de que “alguns carregamentos de ração, milho, carne suína – de 15 mil a 20 mil toneladas, carne bovina e algodão foram cancelados”, segundo disse um executivo sênior chinês envolvido com as importações chinesas que pediu para não ser identificado.

 

Ainda de acordo com a fonte ouvida pelo TWSJ, “o movimento não contou com a participação de empresas privadas, mas essa atitude poderia ganhar mais corpo dependendo de como ficarão as relações entre China e Estados Unidos daqui para frente”.

 

Assim, mais representantes do setor logístico continuam bastante céticos sobre a China conseguir alcançar as metas estabelecidas para compras de produtos agrícolas norte-americanos este ano, como foi determinado na fase um do acordo comercial, em janeiro.

 

O relacionamento já fragilizado entre chineses e americanos foi ainda mais deteriorado desde o início da pandemia do novo coronavírus, principalmente quando o vírus começou a chegar aos EUA, levando o presidente americano Donald Trump a fazer declarações bastante duras e agressivas contra a nação asiática.

Fonte: Notícias Agrícolas