A Câmara dos Deputados retoma hoje os trabalhos para continuar a votação da reforma da Previdência, um dia depois de o texto-base da proposta ser aprovado em primeiro turno por 379 votos a 131. Hoje, os deputados vão avaliar os destaques à reforma.

Ontem, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, encerrou a sessão logo após a rejeição do primeiro destaque à proposta de reforma, que pretendia retirar os professores das mudanças impostas no texto da Previdência. Pontos importantes do texto ainda precisam ser votados para apontar uma regra definitiva, como a transição para os policiais e o salário das trabalhadoras que se aposentarem com contribuição mínima de 15 anos permitida pela proposta de reforma.

Outros destaques da oposição pretendem retirar do texto regras sobre valores das pensões, cálculo da aposentadoria com percentual sobre a média das contribuições e mudanças no pedágio cobrado para se aposentar segundo as regras de transição para os atuais segurados.

Os destaques podem ser de emenda ou de texto. Para aprovar uma emenda, seus apoiadores precisam de 308 votos favoráveis. No caso do texto do substitutivo separado para votação à parte, aqueles que pretendem incluí-lo novamente na redação final da PEC é que precisam garantir esse quórum favorável ao trecho destacado.

 

Fonte: Valor