Foto: Ivan Bueno/ APPA

De acordo com informações da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), as exportações brasileiras de milho bateram recorde no ano de 2019.

 

No acumulado do ano (janeiro a dezembro), as exportações brasileiras de milho somaram 43,3 milhões de toneladas ante 23,5 milhões de toneladas exportadas no mesmo período de 2018.

 

No mês de dezembro de 2019 foram embarcadas 4,37 milhões de toneladas. O volume no mês em questão superou 5,0% em relação ao total exportado em novembro do ano passado. Quando comparado com 2018, o volume foi 8,8% maior.

 

O maior importador do milho brasileiro no mês de dezembro foi o Japão, que adquiriu um total de 1,38 milhão de toneladas.

 

No acumulado do ano, o Japão passou a ser o país que mais importou o milho brasileiro, com um total registrado até agora de 6,87 milhões de toneladas, superando o Irã que era o maior comprador do milho brasileiro.

 

O alto volume exportado pelo Brasil aliado as incertezas em relação ao potencial produtivo da safra 2019/20 vem ajudando a manter os preços do milho em patamares elevados. Na Bahia, o preço médio do milho vem sendo praticado na casa dos R$ 46,20/saca no disponível.

 

Dado a perspectiva de escassez e alta demanda, é possível que o cenário de preços do milho siga em patamares elevados.

Fonte: Atomic Agro