Atualização do NOAA mostra corte das chuvas para a região Sul do BR em abril
A mais nova atualização da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA, em inglês) mostra mudanças na condição de chuvas para a região Sul do Brasil neste mês de abril, o que preocupa os produtores diante de atraso na safra de milho. Entre os dias 05 e 13, as chuvas acumuladas na maior parte dos três estados não devem ultrapassar os 20 milímetros.
Na última semana, o modelo do NOAA chegou a apontar mais chuvas para o Sul neste início de abril, mas agora há a mudança.
Os pontos com maiores volumes de chuvas previstos na região serão no extremo Sul da região Sul, além de áreas mais litorâneas, conforme o mapa abaixo. Nesse mesmo período, as chuvas mais volumosas no país devem se concentrar sobre áreas das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, com pontos de irregularidade no Brasil Central.
Mais à frente, entre os dias 13 e 21 de abril, a previsão do NOAA é de volumes ainda mais baixos de chuva para o Sul do país, com volumes praticamente zerados para toda a região, mas volumes expressivos sobre o Centro-Norte do país, com pontos com chuva acumulada no período de sete dias de até 250 mm para essas localidades.
“A previsão estendida mostra acumulados mais expressivos para a faixa Norte do país na primeira rodada do modelo. Na segunda, os volumes poderão ser ainda mais expressivos. No Sul, as chuvas tendem a ser muito pontuais nesse período e só acontecem em caso de formação de sistemas”, afirma Andrea Ramos, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Segundo a meteorologista, esse período do ano é marcado por chuvas menos volumosas na região Sul do país. No entanto, a condição mais seca prevista para os próximos dias na região Sul do país preocupa com o plantio atrasado do milho neste ano no estado do Paraná. Apesar disso, a condição de tempo mais firme favorece o avanço dos trabalhos de colheita na região.
“Abril ainda é um mês de transição e a gente tem mesmo chuvas mais concentradas na faixa Centro-Norte do país”, explica Andrea.
A Agrymet também prevê chuvas ligeiramente abaixo do normal em toda a região, além de temperaturas dentro do normal.
O mapa de previsão acumulada de chuvas para os próximos sete dias do Inmet também confirma a condição de tempo firme para o Sul do Brasil, com acumulados que não chegam a ultrapassar os 10 mm no período. Já no Centro Norte do país, há pontos com previsão de acumulados de até 100 mm, mas ainda com certa irregularidade regional, conforme o mapa abaixo. Quase toda a região Nordeste e parte do Sudeste não devem ter chuvas expressivas.
Fonte: Notícias Agrícolas