Produtores do Centro-Oeste, cuidado com o plantio após essas primeiras chuvas!
O meteorologista Mamedes Luiz Melo, do Instituto Nacional de Meteorologia, em entrevista ao Notícias Agrícolas alerta os produtores do Centro-Oeste que as chuvas dos últimos dias ainda não se trata do retorno efetivo da estação chuvosa e que o clima deve voltar a secar no começo de outubro.
As previsões indicam ainda que apenas na segunda quinzena de Outubro as chuvas deverão ser mais expressivas e regulares em todo o Brasil Central. Após mais de 90 dias sem acumulados, os mapas de precipitação acumulada em 24 horas, mostram que as chuvas foram registradas na parte oeste do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas:
Fonte: Inmet
Para os próximos dias, os modelos sinalizam chuvas pontuais para áreas de Minas Gerais e do Distrito Federal. “Chuva mais volumosa ainda para São Paulo, Rio de Janeiro e Zona da Mata de Minas Gerais”, comentou. Além do Sudeste, o meteorologista destaca que o Inmet tem um alerta para chuvas mais fortes para pontos de Goiás.
Os mapas mostram ainda a formação do corredor de umidade, que atinge do Norte ao Sudeste do país, mas sem volumes expressivos. “A gente vê que as maiores chuvas estão espalhadas, ainda não é aquela chuva generalizada”, comenta. A tendência é que o sistema continue em atuação até quarta-feira, dia 23.
O meteorologista destaca ainda que apesar de novos sistemas se formarem pelo sul do país, o noroeste do Paraná ainda continuará sem chuvas, levantando alerta ao produtor. “Alguma chuva pontual ainda pode acontecer, mas ainda não é aquela chuva que vai levantar a umidade do solo”, afirma. Os modelos mostram que a partir de quarta-feira volta a chover no Rio Grande do Sul, enquanto o Brasil Central volta a ficar com tempo estável.
Chances de mais geadas no sul
Já para o sul do país, os modelos indicam que a alta nas temperaturas deve acontecer de maneira gradual, mas para a próxima madrugada ainda há chances de geadas com intensidade entre moderada e forte, sobretudo nas áreas de serra do Rio Grande do Sul.
Os mapas de previsão de temperatura, indicam mínimas entre 4 e 6 graus para o Rio Grande do Sul. As temperaturas também continuarão mais amenas para Santa Catarina, entre 10 e 12 graus. No Paraná, as temperaturas devem ficar entre 12 e 18 graus, sendo as mais elevadas esperadas para o norte do estado.
Fonte: Notícias Agrícolas