Levantamento da consultoria Safras & Mercado mostra que o país já colheu quase 23% da área, ou seja a frente da média histórica, mas atrás do mesmo período do ano passado.

 

A colheita da soja começa a ganhar ritmo no país. Até o momento quase 23% da área de 37 milhões de hectares foi colhido, segundo levantamento da consultoria Safras & Mercado. No mesmo período do ano passado o volume colhido era de 32,9%, já na média histórica o ritmo é de 19,1%.

 

O curioso é que apenas um estado brasileiro apresenta o ritmo da colheita a frente da média histórica: Mato Grosso. Todos os demais estão atrasados. O estado colheu até o momento 59% da área de 9,8 milhões de hectares. Na média o estado colhe 36,9% da área. No ano passado o ritmo era de 64%.

 

Goiás aparece logo na sequência como o segundo estado que mais soja tirou do campo, com 20% da área de 3,6 milhões de hectares. Na média o estado colhe 23,2%, e no ano passado foi 40%.

 

Vale ressaltar que o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia e Piauí ainda não iniciaram a colheita da soja segundo a consultoria.

Fonte: Canal Rural