A americana Indigo encerrou 2020 com 45% de sua receita (não revelada) gerada por operações na América Latina, onde o Brasil é o principal mercado para a companhia. Avaliada em US$ 3 bilhões, a agtech já captou US$ 1,1 bilhão de investidores.

 

Segundo o CEO da Indigo para a América Latina, Dario Maffei, no ano passado, a receita na região cresceu 700% em relação a 2019, a rentabilidade do negócio aumentou 1.000% e o número de colaboradores triplicou. No Brasil, a equipe agora é de 90 pessoas. Ao todo, a empresa tem 1,1 mil funcionários.

 

Na América Latina, a Indigo tem operações em duas de suas cinco frentes principais de negócios: tratamento de sementes e produtos biológicos para soja e milho (devendo chegar ainda ao algodão) e a plataforma de crédito Indigo Ag Finance. Afora essas frentes, a empresa tem um marketplace de commodities agrícolas, um de transportes – ambos com atividades apenas nos Estados Unidos – e um de carbono, que hoje se restringe aos EUA, mas que em breve será lançado também na Europa.

 

Maffei explica que a solução de crédito, por enquanto, é exclusiva do mercado latino-americano e está funcionando no Brasil e na vizinha Argentina. “O que nós fazemos é criar conexões entre produtores e investidores que não são do setor, dando visibilidade ao que acontece na fazenda para dar transparência à relação”, diz. O financiamento é feito via operações de barter (troca de insumos pela produção) usando Cédulas de Produto Rural (CPRs). O pagamento ocorre após a colheita.

 

Em 2020, 70% das vendas na América Latina foram financiadas por meio da Indigo Ag Finance. “O mercado agrícola assusta quem é de fora porque você não sabe quando a safra será colhida, qual a receita e até se vai ter receita. E o medo de investir se traduz em taxas de juros maiores”, diz Maffei. Para inverter essa dinâmica, a Indigo adiciona inteligência ao processo na ponta. Para isso, ela conta com 17 empresas de tecnologia parceiras no Brasil que alimentam seus bancos de dados, coletam imagens capturadas por satélites e facilitam a assinatura de contratos digitalmente.

 

Na operação de insumos, os produtos biológicos da companhia aumentam a tolerância das plantas ao estresse hídrico, reforçam sua resistência a doenças e também atuam na nutrição. Hoje, esses produtos são usados em uma área de 650 mil hectares na América Latina.

Fonte: Valor